Campanha Nacional de Conscientização para o tratamento precoce e enfrentamento da hanseníase

waheruiqh

A hanseníase, também conhecida antigamente como Lepra, é uma doença crônica (não põe em risco a vida da pessoa num prazo curto), transmissível, de notificação compulsória e investigação obrigatória em todo território nacional. Possui como agente etiológico o Micobacterium leprae, bacilo que tem a capacidade de infectar grande número de indivíduos, e atinge principalmente a pele e os nervos periféricos, com capacidade de ocasionar lesões neurais, conferindo à doença um alto poder incapacitante, principal responsável pelo estigma e discriminação às pessoas acometidas pela doença.

A hanseníase é transmitida pelas vias áreas, através da tosse ou espirro, por meio do convívio próximo e prolongado com uma pessoa doente sem tratamento. Apresenta longo período de incubação, ou seja, o tempo em que os sinais e sintomas se manifestam desde a infecção, geralmente, é em média de 2 a 7 anos. Há referências com períodos mais curtos, de 7 meses, como também mais longos, de 10 anos.

Pode atacar pessoas de ambos os sexos e em qualquer idade. Porém, é necessário um longo período de exposição à bactéria, sendo que apenas uma pequena parcela da população infectada realmente adoece. Mas não se descuide!

O tratamento da hanseníase é gratuito e está disponível para toda a população nos postos de saúde. E após iniciar o tratamento, o paciente não transmite mais a doença para as pessoas com quem convive.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.